Reunião define novo formato das palestras da Campanha #RespeiteTodoMundo
Na manhã desta quarta-feira (10), uma reunião na sede da FEMACO definiu um novo formato para as palestras da Campanha #RespeiteTodoMundo, cuja primeira será realizada no SIEMACO São Paulo, na próxima sexta-feira (12). Agora, a abordagem será centrada em casos do último ano da campanha, destacando denúncias recebidas e medidas tomadas contra assédio moral, sexual, discriminação e preconceito. O evento também analisará como esses casos afetam a saúde mental dos trabalhadores, frequentemente resultando em doenças psicossomáticas.
As doenças psicossomáticas são condições médicas em que fatores psicológicos como estresse, ansiedade e depressão desempenham um papel significativo no surgimento e desenvolvimento de sintomas físicos. Estes sintomas demonstram a estreita relação entre mente e corpo, e como o bem-estar emocional pode impactar diretamente na saúde física. Em um contexto laboral, a pressão constante, o assédio e a discriminação podem desencadear essas doenças, evidenciando a importância de ambientes de trabalho saudáveis e respeitosos.
O SIEMACO-SP será o primeiro sindicato do grupo FEMACO a adotar este novo formato. Um evento já está agendado para a próxima sexta-feira (12), a partir das 8h, no auditório da entidade, e contará com transmissão ao vivo nas redes sociais. Com o tema “Quebrando Barreiras – A Campanha Respeite Todo Mundo e a Promoção da Saúde Mental no Trabalho”, as palestras serão conduzidas pelo time do SIEMACO-SP: Gledis Lúcio, Daniela Sousa, Maria Silva e Márcia Adão. Além disso, a campanha traz novas vozes para enriquecer o debate, como o médico psiquiatra Dr. Augusto Goldoni, a artista e ativista da causa trans, Renata Peron, e a psicóloga Valéria Braunstein.
Roberto Leme (Théo), coordenador do Grupo de Ação Sindical (GAS) da FEMACO, destacou a agenda robusta das palestras, que serão realizadas em diversas regiões do estado de São Paulo. “Até o momento, mais de dez palestras já foram agendadas, com um público estimado de 3 mil trabalhadores”, revelou.
“As discussões não apenas conscientizam sobre os direitos dos trabalhadores, mas também promovem um ambiente de trabalho mais saudável e inclusivo. Essa iniciativa reflete um compromisso contínuo com a dignidade e o respeito no ambiente de trabalho, essenciais para o bem-estar e a produtividade dos profissionais”, afirmou André Santos Filho, presidente do SIEMACO-SP.
Roberto Santiago, presidente da FEMACO e idealizador do projeto, reforçou a importância da campanha: “Ela é uma resposta direta à necessidade de criar espaços de trabalho livres de assédio e discriminação. Estamos empenhados em transformar essas realidades e promover a saúde mental de nossos trabalhadores.”
*Por Fabiano Polayna, Texto e Fotos