SIEMACO-SP participa da 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em Brasília
O Governo Federal, através do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, está promovendo a 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento, iniciado no último domingo (14), vai até quarta-feira (17) e aborda temas específicos relacionados à inclusão. A conferência visa diagnosticar a situação atual dos direitos das Pessoas com Deficiência (PcD) e desenvolver políticas públicas para esse grupo.
O SIEMACO São Paulo está presente com a participação de Márcia Adão, Secretária Geral do sindicato e membro do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE), além de ocupar o cargo de secretária adjunta para Assuntos de Acessibilidade na UGT Brasil.
“A quinta edição da conferência marca o importante encontro entre governo e sociedade civil para atualizar e manter as políticas públicas. Traçar planos para avançar nas questões sociais, na educação, emprego e acessibilidade. Também refletir sobre a importância da inclusão e combate à discriminação, dando visibilidade a todas as pessoas com deficiência,” destacou Márcia Adão em sua fala.
As palestras e debates focam em cinco eixos: estratégias para fortalecer o controle social e a participação das PcD; acesso às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada; financiamento para a promoção dos direitos das PcD; cidadania e acessibilidade; e os desafios para uma comunicação universal.
A Conferência também evidencia o esforço do Governo Federal na implementação do plano “Novo Viver sem Limite”, lançado em 2023, que visa garantir maior dignidade às PcD, suas famílias e comunidades, contando com a colaboração de 27 ministérios e R$ 6,5 bilhões destinados a 95 ações em todo o país. As metas do plano são revisadas anualmente.
*Texto por Fábio Busian (MTB 81800) / Fotos de Márcia Adão, diretora que representa do SIEMACO-SP no evento