Seminário do DIEESE discute 30 anos do Plano Real e seu impacto na vida dos trabalhadores

 Seminário do DIEESE discute 30 anos do Plano Real e seu impacto na vida dos trabalhadores

Na última terça-feira, 30 de julho, o SIEMACO São Paulo participou do “Seminário Nacional Plano Real 30 anos: o que mudou para os trabalhadores?”, promovido pelo DIEESE e pela Escola DIEESE de Ciências do Trabalho. O evento, realizado de forma híbrida no Auditório da Escola DIEESE, em São Paulo, e transmitido ao vivo pelo YouTube, reuniu economistas consagrados para debater as mudanças decorrentes do Plano Real na vida dos brasileiros e esperava-se também que abordasse o movimento sindical.

A principal mesa de debate, intitulada “Plano Real 30 anos: o que mudou na vida dos trabalhadores?”, foi coordenada por Adriana Marcolino, diretora técnica do DIEESE, socióloga, mestre em Sociologia e doutoranda em Sociologia do Trabalho pela USP.

O debate contou com a participação de destacados economistas, entre eles André Lara Resende, economista pela PUC-RJ e doutor pelo MIT (EUA), que fez parte da equipe de formuladores do Plano Real e foi presidente do Banco Central e do BNDES; Antonio Prado, doutor pelo IE-Unicamp, que trabalhou no DIEESE, no Senado Federal, no BNDES e na ONU, além de ser conselheiro do Corecon-SP e do Instituto Fome Zero; e Luiz Gonzaga Belluzzo, doutor em Economia e professor titular no IE-Unicamp, que foi secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda no governo Sarney.

Fábio Cruz, diretor do SIEMACO São Paulo, destacou a importância do evento e fez algumas críticas: “Foi uma palestra com alguns economistas em que a ideia era falar dos 30 anos do Plano Real. Deu para ter uma ideia da construção do plano. Na época, as centrais sindicais eram contra o plano, pois viam nele um viés político. O mais importante que deveriam ter falado a respeito do impacto na vida dos trabalhadores eles não frisaram, na minha opinião ficaram devendo nesta questão, talvez porque a formação deles é econômica”, disse.

Também estiveram presentes no evento Francisco Júnior, coordenador do departamento jurídico do sindicato, e Flávio Domingos, assessor do SIEMACO-SP.

A atividade, realizada também online e de forma gratuita, foi uma oportunidade para ampliar a formação política das bases sindicais. As inscrições foram feitas no site da Escola DIEESE, proporcionando acesso democrático ao conteúdo debatido. O evento permitiu uma reflexão profunda sobre os avanços e desafios enfrentados pelos trabalhadores brasileiros ao longo das três últimas décadas, ressaltando a importância do Plano Real na estabilização econômica do país e seu impacto direto na vida do cidadão comum.

*Por Alexandre de Paulo, com informações do DIEESE. Fotos: Divulgação/SIEMACO-SP