SIEMACO-SP realiza palestra na Corpus contra assédio e discriminação; projeto faz parte da campanha “Respeite Todo Mundo”

 SIEMACO-SP realiza palestra na Corpus contra assédio e discriminação; projeto faz parte da campanha “Respeite Todo Mundo”

Palestras fazem parte da campanha “Respeite Todo Mundo”, criada pela FEMACO, federação a qual o SIEMACO-SP é filiado – Fotos: Alexandre de Paulo

A luta contra o assédio e a discriminação é uma das principais bandeiras do SIEMACO São Paulo. E nesta terça-feira (06), durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT) da Corpus, o sindicato realizou duas palestras com as diretoras Maria Aparecida e Márcia Adão, abordando o tema, ensinando a identificar os tipos de assédio e quebrando tabus que envolvem o tema.

As palestras fazem parte da campanha “Respeite todo Mundo”, criada pela FEMACO, federação a qual o SIEMACO-SP é filiado, e surgiu da urgência em combater práticas abusivas no ambiente de trabalho. Segundo a diretora Maria Aparecida, uma das responsáveis por receber denúncias de trabalhadores e trabalhadoras vítimas de assédio e discriminação, existe ainda um grande caminho pela frente para combater esses desrespeitos. “Quanto mais falamos sobre o tema, mais denuncias aparecem. Isso prova que a conscientização ajuda muito no ambiente de trabalho. E nossas categorias são compostas majoritariamente de mulheres, maiores vítimas desse mal”, explica a sindicalista.

De acordo com a Secretaria Geral do SIEMACO-SP, Márcia Adão, apesar do trabalho constante de conscientização, ainda há muito por fazer. “Quem assedia e discrimina usa seu poder para reprimir, e isso afeta muito a denúncia. Criamos um ambiente seguro e acolhedor, para reverter esse sentimento nas vítimas. E essas palestras servem pra mostrar que o SIEMACO é um aliado nessas horas e está aqui para defende-los”, explica Adão.

O diretor Nilson Ferreira (Kbeça), responsável pelo setor, reforçou que o trabalho do sindicato vai além dos direitos trabalhistas. “Seguimos a linha do Sindicato Cidadão, que leva qualidade de vida para dentro e fora do ambiente de trabalho. O assédio é a discriminação não precisam ser necessariamente dentro da empresa, por isso entender como ele funciona e como se defender também são responsabilidades nossas”, concluiu.

*Texto: Fábio Busian; Fotos: Alexandre de Paulo; Cobertura Audiovisual: Murilo Reggio/Comunicação SIEMACO-SP