Virada Sustentável em São Paulo: SIEMACO-SP participa de abertura como apoiador do evento

 Virada Sustentável em São Paulo: SIEMACO-SP participa de abertura como apoiador do evento

Márcia Adão, Maria Silva e Moacyr Pereira na abertura do evento no MASP – Fotos: Alexandre de Paulo/SIEMACO-SP

Na noite de segunda-feira (25), o auditório subterrâneo do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MASP) foi palco do lançamento oficial da Virada Sustentável 2024, que reúne várias ações com o intuito de discutir e praticar um desenvolvimento mais sustentável para a cidade. O SIEMACO São Paulo, apoiador e participante da Virada, esteve presente no evento, com a diretora Maria Aparecida Silva, o Tesoureiro Moacyr Pereira e a Secretária-Geral Márcia Adão. 

Segundo Moacyr Pereira, sustentabilidade não é só o meio ambiente, é o equilíbrio necessário para o desenvolvimento social. “O sindicato busca o equilíbrio para o trabalhador, a qualidade de vida para o trabalhador e para a sociedade. E isso significa discutir ações que melhorem a qualidade de vida. Ser sustentável envolve mobilidade, meio ambiente, saúde, educação, economia”, disse.

Maria Silva, à frente da organização do evento no sindicato, destacou a importância do envolvimento do sindicato nas questões ambientais. “Todas as ações de sustentabilidade serão apoiadas pelo SIEMACO-SP, que também faz sua parte. Dia 28, teremos várias ações no sindicato, no auditório, durante a manhã e também fim de tarde, para fortalecer esse trabalho de sustentabilidade com a nossa equipe interna. Temos essa responsabilidade social”, reforçou.

Por sua vez, Márcia Adão ressaltou o compromisso contínuo do sindicato com as pautas vanguardistas. “Agradecemos o convite e estaremos aqui sempre. Estamos ansiosos para realizar também a Virada Cultural no SIEMACO-SP, mostrando que nós não só apoiamos, mas também fazemos parte da mudança que queremos. A sociedade precisa repensar a forma como a gente lida com o nosso planeta, como a gente lida com a parte social e estaremos sempre na vanguarda desse tipo de discussão.”

Clique AQUI e confira toda a programação da Virada Sustentável 2024

Programação Especial no SIEMACO São Paulo 

As atividades no SIEMACO São Paulo ocorrerão na próxima quinta-feira (28), com discussões sobre a coleta urbana e as dificuldades da limpeza na maior cidade da América Latina, acontecendo no auditório do sindicato. Às 17 horas, será promovido o evento “Cine Pipoca”, uma série de curtas-metragens sobre sustentabilidade para os trabalhadores internos, enriquecendo ainda mais a discussão interna sobre estes temas críticos.

Confira toda a programação no SIEMACO-SP – 28/11

9h – Foyer do Auditório | Café da manhã com os convidados da Virada Sustentável 

9h30 – Auditório | Abertura do evento com o presidente do SIEMACO-SP, André Santos Filho.

10h – Auditório | Palestra sobre o manuseio do lixo na maior cidade da América Latina e desafios do setor | Palestrante: engenheiro civil Carlos Henrique Rossin, Diretor de Relações Institucionais e Sindicais Trabalhistas do SELUR (sindicato patronal da Limpeza Urbana).

11h – Auditório | Palestra sobre o dia a dia da coleta e a implantação de práticas sustentáveis no cotidiano da Limpeza Urbana | Palestrante: Urias Rodrigues, Coordenador de Destinação Final na empresa Loga.

12h – Encerramento do evento na parte da manhã.

17h às 18h – Auditório | Cine Pipoca + Refrigerante para os trabalhadores internos do SIEMACO-SP, com curtas metragens sobre Sustentabilidade.

Minibio dos palestrantes

•⁠  ⁠Urias Rodrigues

Coordenador de Destinação Final na empresa Loga. Gestor do projeto e implantação de grandes investimentos em infraestrutura para logística e destinação de resíduos no Brasil, incluindo projetos, definição de equipamentos, construção e instalação, a implantação de sistemas de controle dos impactos ambientais, tratamento de odores, atendimento de exigências legais e aprovação nos órgãos competentes.

•⁠  ⁠Carlos Henrique Rossin

Diretor de Relações Institucionais e Sindicais Trabalhistas do SELUR. Gestor do projeto e implantação de grandes investimentos em infraestrutura para logística e destinação de resíduos no Brasil, incluindo projetos, definição de equipamentos, construção e instalação, a implantação de sistemas de controle dos impactos ambientais, tratamento de odores, atendimento de exigências legais e aprovação nos órgãos competentes.

*Pelos jornalistas Alexandre de Paulo (Mtb: 53.112/SP) e Fábio Busian (Mtb: 81.800/SP)