SIEMACO-SP participa do 17º Encontro Anual do Espaço da Cidadania e seus parceiros pela inclusão
O SIEMACO São Paulo esteve presente no 17º Encontro Anual do Espaço da Cidadania e seus parceiros pela inclusão, que ocorreu na manhã desta quinta-feira (28), na Superintendência Regional do Trabalho da capital (SRTE/SP), no bairro da Luz. O evento discutiu a acessibilidade e os desafios da acessibilidade no mercado de trabalho. A diretora Silvana Souza, uma das defensoras da inclusão no sindicato, esteve no local como uma das representantes do setor sindical.
A especialista Marinalva Cruz, da área de Diversidade, Equidade e Inclusão da Coca-Cola FEMSA Brasil, foi a mestre de cerimônias do evento, e reforçou a relevância da diversidade para o desenvolvimento das empresas. “Se uma empresa quer ser séria e se manter viva no mercado, continuar crescendo e inovando, precisa olhar para a diversidade como um todo, precisa olhar para a acessibilidade”, disse.
Os temas abordados incluíram o compartilhamento de experiências de inclusão; o perfil social, racial e de gênero das 1.100 maiores empresas do Brasil e ações afirmativas 2023-2024; negociações coletivas e cláusulas de acessibilidade; casos de sucesso referentes à contratação de pessoas com deficiência em tempo recorde; reabilitação profissional e retorno ao trabalho; feirões de emprego e a experiência da Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda de Osasco; e o projeto de inclusão da pessoa com deficiência da SRTE/SP.
Silvana Souza aproveitou para agradecer o convite e reforçar o papel sindical na inclusão. “Foi muito importante estar aqui, ouvindo mais sobre acessibilidade. Com exemplos de sucesso de inclusão e acessibilidade nas empresas. Uma outra forma de pensar é possível, e o SIEMACO-SP estará sempre apoiando essas iniciativas”, declarou.
Confira os painelistas do 17º Encontro Anual do Espaço da Cidadania e seus parceiros pela inclusão
Painel 1
• Marta Gil do Amankay – Instituto de Estudos e Pesquisas, apresentada pelo Instituto Ethos, discutiu o “Perfil Social, Racial e de Gênero das 1.100 maiores empresas do Brasil e ações afirmativas 2023-2024”, focando na inclusão de pessoas com deficiência.
• Maria de Lourdes Alencar da Fundacentro falou sobre Negociações Coletivas e Cláusulas de Acessibilidade.
• Roberta Janine Veras Paulino da Empresa Modular Data Centers compartilhou um caso de sucesso referente à contratação de pessoas com deficiência em tempo recorde.
Painel 2
• Vanessa Salvate Fanti do INSS discutiu Reabilitação Profissional e retorno ao trabalho.
• Keila Christiani Paloschi da Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda falou sobre os Feirões de Emprego e a experiência da Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda de Osasco.
• Eduardo Halim José do Nascimento da SRTE/SP falou sobre o Projeto de Inclusão da Pessoa com Deficiência.
*por Fábio Busian (MTb 81800/SP) | fotos: Alexandre de Paulo (MTb 53112/SP)