Ação sindical no Hospital Vila Nova Star promove filiação de 80 trabalhadores ao SIEMACO-SP

 Ação sindical no Hospital Vila Nova Star promove filiação de 80 trabalhadores ao SIEMACO-SP

Desde que a empresa GPS assumiu as atividades no Hospital Vila Nova Star, em 15 de julho de 2024, o acesso do SIEMACO São Paulo ao local foi marcado por desafios. Após meses de resistência por parte da administração, a presença da diretora Daniela Sousa, responsável pela subsede Santo Amaro, durante a primeira visita no início de dezembro, foi essencial para estabelecer o diálogo com a empresa.

O coordenador da equipe do sindicato, Flávio Silva, explica que foi necessário agendar diversas reuniões para conseguir a autorização de entrada. “Desde então, enfrentamos muita resistência da administração para acessar os trabalhadores”, relatou.

O primeiro acesso oficial aconteceu em 4 de dezembro de 2024. Desde essa data, o SIEMACO-SP pôde verificar e resolver irregularidades apontadas pelos trabalhadores, como no pagamento de insalubridade e adicional noturno. A diretora Daniela Sousa destaca a importância da atuação sindical nesse processo.

“Os trabalhadores não estavam recebendo o adicional de insalubridade e o adicional noturno desde o início de suas atividades no posto de trabalho. Comunicamos a empresa sobre a irregularidade e, após algumas reuniões, ela realizou a devida apuração da situação de cada funcionário e realizou os ajustes necessários. Esse é o nosso compromisso: garantir os direitos dos trabalhadores. Esse é o verdadeiro papel do trabalho sindical.”

Com 120 trabalhadores do asseio e conservação atuando no hospital, o sindicato já conseguiu filiar 80 deles, alcançando 73,33% de adesão. Um número expressivo que reflete a confiança dos trabalhadores no trabalho realizado pela entidade.

As visitas ao hospital têm ocorrido de forma constante, tanto durante o turno diurno quanto no noturno. A ação mais recente, realizada nesta sexta-feira (17), contou com a participação do coordenador Flávio Silva e dos assessores Laise Costa, Vânia Aparecida e Marciel de Sousa.

A aproximação e o diálogo contínuo com os trabalhadores reforçam o compromisso do SIEMACO São Paulo em defender os direitos da categoria e garantir melhores condições de trabalho para os profissionais do asseio e conservação.


*Por Alexandre de Paulo (Mtb 53.112/SP). Fotos: Assessoria de Base subsede SIEMACO-SP