SIEMACO-SP sedia Encontro Nacional da Juventude UGT São Paulo
Nos dias 25 e 26 de agosto, o SIEMACO-SP sediou o Encontro Nacional da Juventude UGT São Paulo, no qual mais de 100 representantes de sindicatos de diversas categorias assistiram palestras, debateram e interagiram sobre questões relevantes, como o voto do jovem nas eleições 2022 e o difícil contexto econômico e social pelo qual passa a juventude brasileira. Também foi ministrado um curso básico de mídia social, em que foram apresentadas novas tecnologias de comunicação às lideranças sindicais.
Na abertura, a Secretária da Juventude da UGT-SP e diretora do SIEMACO-SP, Daniela Sousa, saudou a todos e externou a sua alegria em ver o auditório repleto de jovens sindicalistas, preocupados e engajados em ampliar a visão crítica e coletiva da classe trabalhadora.
“Me deixa muito feliz ver as novas gerações interessadas nos problemas do Brasil. O debate e a troca de ideias entre eles contribuem para a formação do jovem sindicalista, o que é imprescindível para avançar nas conquistas e lutar para criar um futuro melhor para o País”, disse Daniela.
Vitor Quarenta, que ministrou palestra sobre o voto jovem nas eleições 2022; Jhonatan Silva Moura, presidente do Guarulhos e Juliana Karine Machado Rodrigues, foram os jovens sindicalistas convidados para debater com o público na mesa da manhã. À tarde, Camila Yuri Santana Ikuta palestrou sobre o contexto econômico e social da Juventude no Brasil.
“Precisamos saber dialogar com todas as pessoas e entender o que motiva cada uma delas. Falar das questões sociais não é simples, as pessoas querem políticas de curto prazo”, ressaltou Vitor.
Curso básico de Mídia Social
No segundo dia de evento, a jornalista Larissa Gould ministrou um curso básico de Mídia Social, que foi incentivado e elogiado pelo presidente da UGT-SP, Amauri Mortágua, também presente ao evento.
“Hoje, o mundo todo está ligado às redes sociais. Por isso estamos organizando este curso, que vai permitir aos participantes o contato com aplicativos modernos e o domínio das melhores maneiras de utilizar as redes sociais, conseguindo, dessa forma, uma comunicação mais eficiente e abrangente com seus associados”, destacou Amauri.
Essa é a segunda edição da atividade, que foi iniciada em Tupã, no dia 23, e vai ser encerra em Leme, no dia 30.
“É um curso dinâmico, que apresenta meios para utilizar as novas tecnologias com o objetivo de estreitar o contato com os sindicalizados”, descreveu a jornalista Larissa Gould, especialista em mídias sociais.
Além do Presidente da UGT-SP e da diretora Daniela Sousa (Juventude), Marcísio Mendes de Moura (Comunicação e Imprensa) também participou da atividade, assim como o presidente da UGT Nacional, Ricardo Patah.
* Pelos jornalistas Alexandre de Paulo (MTB 53.112/SP) e Fábio Busian (MTB 81.800/SP), com informações da UGT-SP