A redução da jornada vai proporcionar oportunidades de emprego
A união dos motoristas e coletores da garagem sul da Ecourbis ecoam nas ações do Siemaco. O abaixo assinado organizado pelo sindicato reivindicando a aprovação do Projeto de Lei 1590/11 (autoria do deputado federal e vice presidente do Siemaco, Roberto Santiago, apresentado para o turno da noite, em quatro de setembro, foi muito bem recebido pelos trabalhadores.
“A redução das horas vai ser muito melhor para todos nós. O nosso trabalho é sempre muito corrido”, disse o coletor Francisco Pereira da Silva; enquanto Marcos Martins de Oliveira completou: “Nós corremos muito, carregamos peso, tomamos chuva. Trabalhamos demais”.
Os motoristas Antonio dos Santos Araújo e Jader Leite Santos também têm argumentos de sobra para aderir ao abaixo-assinado. “Eu saio de casa para trabalhar às 13 horas e só volto entre três ou quatro da manhã do dia seguinte. Minha vida é dormir e trabalhar”, conta o primeiro, na limpeza urbana há sete anos; enquanto o seu colega, há 17 anos na categoria, destaca que a redução da jornada vai gerar empregos. “Vamos dar oportunidades para trabalhadores que estão desempregados entrarem no mercado de trabalho, pois novas vagas serão abertas!”.
Recém casado, Júlio Cesar Silva gostaria de ter mais tempo para a família. Ele conta que a esposa Ivonice trabalha de dia, ele à noite, então a jornada de 36 horas daria mais tempo para conciliar as agendas. Alex Victor Ribeiro Sandes Procópio reclama da falta de reconhecimento da população: “Lidar com o ser humano não é fácil, tem gente que não colabora com a limpeza, aproveita que a gente está passando para jogar lixo na nossa frente e aí nos ofende, dizendo que lixeiro é para pegar lixo, mesmo”.
“O projeto de lei é muito bom e se aprovado vai melhorar bastante a vida deles. Afinal, quem é que não quer chegar mais cedo em casa, questiona o fiscal Luiz Antonio Sanches Carrion. A diretora do Siemaco, Daniela Sousa, não mediu esforços informar e esclarecer as dúvidas dos trabalhadores. Acompanhada da equipe de assessores Anderson, Andrea, Flávio Silva e Maycon, a expectativa é conseguir o apoio integral, de todos os coletores e motoristas da garagem sul, em todos os turnos de trabalho.