UTAL investe na formação de novas lideranças sindicais para o Cone Sul
Para fortalecer a representatividade no cone sul, sindicalistas de cinco países reuniram-se durante o 2º Seminário Taller UTAL, realizado em Praia Grande, no litoral paulista, entre os dias 17 e 23 de agosto. Com o tema “Uma Nova Liderança no Movimento dos Trabalhadores (sub-regional cone Sul), jovens líderes debateram idéias, planejaram estratégias comuns e ouviram às palestras, inclusive do colombiano Efren Delgado Vargas.
“A ideia do encontro é compartilhar conhecimentos, pois o mundo sindical está em constante mudanças”, contou o diretor do Siemaco, Fábio Cruz. Segundo ele, o curso proporciona conhecimento teórico e prático e promove a renovação, com formação de novos lideres sindicais.
Salientando que após o encontro os participantes continuam em contato constante, trocando experiências, Fábio ressalta que o evento “estimula a visão do futuro”. Participaram as delegações argentinas (CCAS, FELATRAB e FLATIC), Chilena (CAT, CLATSEP e FELATRACS), Paraguaia (CNT) e brasileiras (CNPL e UGT).