A presença mulher no mundo sindical, do trabalho e sociedade é debatida no Rio Grande do Sul, com participação do Siemaco

Convidada pela FEEAC (Federação dos Trabalhadores em Empresas de Asseio e Conservação, Limpeza Urbana em Geral, Ambiental, Áreas Verdes e Serviços Terceirizados do Rio Grande do Sul), a diretora social do Siemaco-SP, Márcia Adão, palestrou para sindicalistas no sábado (6), em Porto Alegre. A pauta feminina complementou o debate principal sobre a campanha salarial 2015, em desenvolvimento no estado gaúcho.

A participação da mulher no mundo do trabalho e no meio sindical foi o foco do encontro, inclusive as dificuldades de acesso da mulher no mercado de trabalho, a violência doméstica e os desafios enfrentados no meio sindical. “Não dá para falar sobre diferença de gêneros sem abordar o tema da violência doméstica”, enfatizou Márcia.

Dirigentes de seis sindicatos da categoria estiveram reunidos entre os dias cinco e sete de setembro. A campanha 36 horas, organizada pela Fenascon para a redução da jornada de trabalho para profissionais da limpeza urbana foi lembrada por sindicalistas presentes que, inclusive, vestiram a camisa oficial.