Liderança da Fenascon alinha o discurso e define pauta única de ações sindicais, durante encontro no Siemaco SP

 Liderança da Fenascon alinha o discurso e define pauta única de ações sindicais, durante encontro no Siemaco SP

Com uma pauta extensa de trabalho, vinte sindicalistas, membros da diretoria executiva nacional da Fenascon, reuniram-se hoje (18), na sede do Siemaco SP.  Dentre os temas abordados, o planejamento das ações para 2015 e a aprovação das contas do ano 2013.

Recebidos pelo presidente da Fenascon e do Siemaco SP, Moacyr Pereira, os líderes sindicais, vindos de todo o Brasil, ressaltaram a importância de encontros como esse, que viabilizam a troca de experiências, que podem ser replicadas em suas bases sindicais. O carioca Luciano David Araújo gostou do que foi relatado pelos colegas paranaenses e quer praticar no Rio de Janeiro o modelo de conselho que reúne empresas, trabalhadores e sindicato em torno de temas comuns.  “A integração, através da Fenascon, fortalece o nosso trabalho”, atestou.

Os paranaenses Manassés Olivieira e Maria Donizete endossaram a importância da integração para o fortalecimento sindical do segmento, em todo o Brasil..  “Buscamos a uniformização dos trabalhos sindicais, visando o reconhecimento da terceirização, ainda pouco valorizada”, disse o curitibano; enquanto Maria Donizete completou: É preciso padronizar a nossa luta, pois um só pensamento fortalece a negociação e valoriza o trabalhador.

Melquisedeque Santos de Souza veio de Goiânia buscando “novidades oriundas das diferentes jurisprudências”. Para ele, o grande desafio do sindicalismo atual é reverter a imagem negativa que parte da sociedade ainda tem do movimento sindical. Apesar de garantir que conta com uma base coesa em sua cidade, a corrupção e a constante ameaça sofrida por parte do Ministério Público são desafios a serem vencidos.

Rodrigo Gomes dos Santos e Maurício Domingos contaram estarem preocupados com a invasão das bases territoriais do Siemaco Santos. Esperando apoio da Fenascon, eles argumentaram que “a luta sindical é diária e difícil”, mas que a troça de experiências com os companheiros estimula e ajuda na labuta diária.

Finalizando o encontro, Moacyr Pereira apresentou o relatório das atividades desenvolvidas pela Fenascon. Na sequencia, foi aprovada a prestação de contas no período entre janeiro a dezembro de 2013.