Sindicato-cidadão faz a diferença na vida dos munícipes

 Sindicato-cidadão faz a diferença na vida dos munícipes

O papel do sindicato vai além da atuação nas causas trabalhistas e pode intervir favoravelmente na vida dos cidadãos. Foi o que aconteceu no Jardim São Nicolau quando os moradores surpreendidos pela enchente, e sem ter a quem recorrer, pediram ajuda para o diretor do Siemaco e presidente da Sociedade Amigos do Jardim São Nicolau, Nilson Ferreira (Kbeça), como única alternativa para resolver o problema. Sem pensar duas vezes, o sindicalista procurou a subprefeitura de Ermelino Matarazzo, e graças ao trabalho prestado pelo Siemaco, reconhecido mesmo fora das instâncias sindicais, encontrou as portas da administração abertas, o que culminou na ação imediata.

Uma comissão formada pelos diretores da Sociedade, Azeitona e Nilson, e dois moradores recebida pelo chefe de gabinete da subprefeitura, Leandro, assessor do vereador Vavá, em meados de janeiro. Sem burocracias, o grupo foi até o local checar a dimensão do problema e no dia seguinte as obras de saneamento foram iniciadas. A obra foi testada após as fortes chuvas que castigaram a cidade, no início de março, com sucesso, para tranquilidade dos moradores.

Entendendo o problema

A enchente foi causada em decorrência da falta de vazão d´’água, causada pela urbanização de um condomínio do bairro. O desnível do terreno impediu que o curso natural da água da chuva que deveria chegar ao Rio da Ponte Raza, mas acabou inundando as casas da vizinhança. Os moradores perderam tudo, mas graças à proatividade do Siemaco, Sociedade, Subprefeitura e vizinhança, em quinze dias o problema foi resolvido. 

A subprefeitura instalou 22 canos e quatro bocas de lobo na rua, em caráter emergencial, sanando o problema da enchente. Resultado do reconhecimento do sindicato-cidadão realizado pelo Siemaco e pelo trabalho comunitário realizado pela Sociedade Amigos do Jardim São Nicolau. “Deus abriu as portas para nós num momento especialmente difícil para a comunidade, quando  nossos vizinhos foram atingidos pela força das águas”, agradeceu Nilson.