Assembleia valida negociação realizada em mesa redonda
O Siemaco reuniu os trabalhadores que cuidam do asseio e conservação da FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) em assembleia, na tarde de ontem (04), para validar a primeira entre as reivindicações definidas durante mesa redonda com a Impacto. Alertada pelo sindicato, a empresa prestadora de serviços irá regularizar a escala de trabalho 6×1, para quem trabalha aos domingos.
Apesar de a Convenção Coletiva de Trabalho determinar a folga semanal, os trabalhadores que forem escalados aos domingos, por necessidade do gestor do contrato, não estavam recebendo a folga merecida. Ficou acertado que eles terão duas folgas acumuladas na semana anterior, sempre que fizerem plantão.
A negociação começou na sede do sindicato no dia 27 de janeiro, quando representantes da empresa e uma comissão de trabalhadores reuniu-se com a diretora Karine Karen e os assessores Alex, Marlon e Valdir. Na pauta, foi listado os ajustes necessários a serem realizados no refeitório; a regularização dos pisos salariais das encarregadas e líderes; a escala irregular de trabalho para quem trabalha aos domingos entre outras pendências.
A empresa tem até o final da semana (dia 6 de fevereiro) para apresentar soluções às demais reivindicações. “O refeitório, de alvenaria, tem aberturas indevidas que facilitam a entrada de insetos e roedores, comprometendo a saúde dos trabalhadores. Já o pagamento da liderança não está condizendo com o definido pela CCT, que relaciona o piso ao número das equipes”, argumentou Valdir.
Durante a assembleia, os assessores aproveitaram para esclarecer as dúvidas da equipe sobre benefícios e as mudanças nos direitos trabalhistas anunciadas pelo Governo Federal. Entre elas, no seguro-desemprego.