Biblioteca integra, instrui e inspira trabalhadores do Alojamento SubLapa, da Inova

 Biblioteca integra, instrui e inspira trabalhadores do Alojamento SubLapa, da Inova

O varredor José Souza FIlho, 47 anos, está há 21 anos na Limpeza Urbana. Morador do município vizinho, Jundiaí, ele acorda diariamente às 3h30 e vai dormir às 21hs. Migrante do Piauí, pai de família com três filhos para criar (21, 15 e 3 anos), ele confessa que não sobrou muito tempo para estudar e ainda não aprendeu a ler. Mesmo assim, ele comemorou, hoje (28) a inauguração da Biblioteca Alojamento do Sub-Lapa/Inova. A ideia foi do encarregado Geraldo Conceição de Melo que, motivado pela paixão pela leitura da filha Lorena, de apenas sete, decidiu organizar uma biblioteca no ambiente de trabalho. 

Foi uma manhã de festa, que reuniu a equipe de varredores, auxiliares de serviços diversos, setor administrativo e chefia. O Siemaco foi coadjuvante da iniciativa, pelo apoio que deu para tornar o sonho, realidade. “Vocês não têm noção da felicidade que eu estou sentindo”, confessou Geraldo, adiantando que novas e boas oportunidades virão, com a biblioteca.

O gerente de operação da Inova, Daniel Navarro, endossou a “ideia brilhante, que além de aprimorar o conhecimento é uma forma de lazer”. Anunciou, ainda, que pretende, no futuro, instalar bibliotecas semelhantes em todos os alojamentos da empresa. Já o supervisor Carlos Castro, que responde pelas bases Lapa, Pirituba e Butantã, ressaltou que a iniciativa é inspiradora. “Usem e abusem da biblioteca, pessoalmente e para ajudar aos seus filhos e familiares”, convidou. Depois agradeceu o apoio do Siemaco.

“A leitura é à base de tudo. Para os estudos, para as metas e ideais”, afirmou o diretor do sindicato, Fábio Cruz, colocando o Siemaco à disposição para parcerias futuras que valorizem o saber e o desenvolvimento dos trabalhadores. Emocionada, Vivian Luciene dos Santos, que começou na Limpeza Urbana como varredora, trabalha como auxiliar administrativo e responde pela organização dos empréstimos dos livros e compartilhamento da rede de internet, disse, emocionada: tudo isso aqui é nosso. A biblioteca é nossa!

Parte do acervo de livros foi doado, mas a maioria trazidos dos Ecopontos. A Inova disponibilizou a rede wi-fi e dois computadores foram agregados, também através de doação. A intenção do idealizador da biblioteca é fomentar novas maneiras de conseguir mais livros, além de estimular à prática da leitura, pelos trabalhadores, e ministrar aulas no local. Primeiro noções básicas de informática, depois, quem sabe, alfabetização e educação continuada

Camila Arantes foi a primeira a alugar um exemplar, o livro “Perfil”, editado pelo Siemaco. “Quero conhecer a nossa categoria, quantitativamente, e os impactos da nossa atividade para a saúde”, justificou a estudante de engenharia ambiental que trabalha no Departamento Administrativo da empresa. A equipe de assessores sindicais trabalhou ao lado de Geraldo para fazer do sonho acontecer. Juntos, Lidiane, Edelson, Fábio, Iran, Jean, Reginaldo, além dos diretores Fábio Cruz e Lagoa, fizeram questão de comemorar ao lado da equipe da Inova.