Autoestima e autoconhecimento são fundamentais no combate ao câncer de mama

 Autoestima e autoconhecimento são fundamentais no combate ao câncer de mama

Numa ação da Secretaria da Mulher do Siemaco, cerca de 50 mulheres e seus colegas homens fizeram uma pausa no trabalho, na tarde de sexta-feira (16) para saber mais sobre a doença que atemoriza as mulheres: o câncer de mama. A presidente da Unaccam (União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama), Ermantina Ramos -a Tininha- provou à equipe do Asseio e Conservação do CEU Casablanca, funcionários da empresa Monte Azul, que a ameaça existe, mas pode ser prevenida, tratada e curada.

“Infelizmente, o câncer de mama ainda mata, pois o diagnóstico chegou tarde”, lamentou Tininha. Categórica, ressaltou o lema da instituição: quem procura acha, quem acha cura!

O autoconhecimento, principalmente através do toque nas regiões das mamas, axilas, colo e pescoço, é fundamental para identificar pequenas alterações no corpo e o exame de mamografia essencial para o diagnóstico precoce. Tininha destacou, contudo, que a saúde mental e o equilíbrio emocional são essenciais.

“Precisamos estar bem financeira, emocional e espiritualmente, fortalecendo a imunidade”. Para isso, cuidar da alimentação, da família, das relações no trabalho e do lazer. Segundo ela 35% dos cânceres de mama estão relacionados à má qualidade da alimentação e apenas 5% têm causas hereditárias.

Parceria Siemaco/CEU

“Há mais de 50 anos o Siemaco não apenas trabalha por salários e benefícios, mas também para garantir o bem-estar da categoria”, enfatizou a diretora responsável pela pasta, Márcia Adão. Ao lado dela, estavam as diretoras Andrea Ferreira (voluntária e educadora da Unaccam), Daniela Sousa, Maria Silva e Silvana Souza e os assessores sindicais Maria José e Flávio.

As coordenadoras de Trabalhos Educacionais do CEU Casablanca, Célia Vanderlei e de Cultura, Haidee Wilson elogiaram a iniciativa do sindicato, garantindo que a palestra somou às atividades que estão sendo desenvolvidas durante o outubro rosa. “Todos os nossos parceiros, inclusive os profissionais da limpeza, são educadores e integram o projeto de formação dos nossos alunos”, destacou Célia; enquanto Haidee contou que a escola está empenhada na prevenção através da informação.

“Falar sobre saúde é muito importante. A palestra foi ótima!”, disse a auxiliar de limpeza, Ana Lúcia da Silva Paulino, 34 anos. A lição aprendida? Ela responde taxativa: a gente tem de se amar!

Atenção:

– Examine o seu corpo mensalmente e sempre no mesmo dia. Se identificar alterações, mesmo pequenas (caroços, feridas, sangramento, manchas, dificuldade de engolir, rouquidão, perda de peso, cansaço extremo etc), procure um médico;

– Faça a primeira mamografia aos 35 anos, ou antes, sob recomendação médica;

– A cada cem mulheres um homem desenvolve câncer de mama;

– Uma mulher é vitimada pelo câncer de mama no Brasil a cada meia hora;

– Uma mulher morre de câncer da mama no Brasil a cada quatro horas

– As chances de cura do câncer de mama são de 95%, se descoberto no estágio inicial;

– A mamografia é a mais importante forma de prevenção.