Workshop “Pensando Fora da Caixa” expandiu os limites ao propor o desafio da mudança comportamental no ambiente de trabalho

 Workshop “Pensando Fora da Caixa” expandiu os limites ao propor o desafio da mudança comportamental no ambiente de trabalho

Sair da zona de conforto é o melhor caminho para o aprimoramento profissional e pessoal. Resumidamente, esta foi à orientação da especialista no desenvolvimento de pessoas, Madalena Marques, durante palestra realizada nessa terça-feira (8), no auditório do Siemaco. A nova ação sindical, direcionada aos trabalhadores dos departamentos administrativos da empresas prestadoras de serviços em Asseio e Conservação, Limpeza Urbana e Áreas Verdes de São Paulo, tornou muitas certezas dúvidas, e vice-versa.

Durante o workshop “Pensando Fora da Caixa”, a psicóloga e coach de executivos ressaltou que muitas vezes o que consideramos um problema pode ser uma oportunidade. Sobretudo, que liderança se conquista, e que o aprimoramento depende mais de nós mesmos do que o reconhecimento alheio.

“Não despreze o acaso, não acredite que o que está feito está pronto, porque tudo pode ser transformado e melhorado”, afirmou Madalena. Ressaltou: para pensar fora da caixa basta começar. O segredo é fazer coisas diferentes diariamente, usar mais a criatividade, pois o sucesso profissional depende três vezes mais da administração do estresse do que do QI (quociente de inteligência).

É preciso ressignificar as falhas, pois errando se aprende

Mesclando filosofia, teoria e bom humor, a palestrante apresentou conceitos científicos, administrativos, ferramentas de coach e experiências de vida para provar que o positivismo realmente melhora as pessoas, o ambiente de trabalho e o mundo. “Quando estamos positivos somos 31% mais produtivos e conseguimos “vender” 37% mais.

“Não criem regras que não existem”, orientou, explicando que no dia-a-dia muitas vezes assumimos posturas e pensamentos sabotadores. Ou seja: medos, limites impostos, crenças, comodismo. “Nòs vivemos numa curva de mudanças e possibilidades e ao invés de perdermos tempo reclamando, é preciso aprender a gastar a nossa energia consertando o que está errado”.

Por outro lado, o autoconhecimento, aliado ao uso de ferramentas como o fluxograma garantem a segurança no desenvolvimento das tarefas e aos resultados, que são os melhores parâmetros de qualidade no mundo laboral.

O desafio de representar os trabalhadores

“Muita gente pensa que o sindicato só tem o olhar para os trabalhadores do operacional, o que não é verdade, só que mobilizar o pessoal do administrativo é mais complicado”, justificou o presidente do Siemaco, Moacyr Pereira. Contando que a nova gestão sindical assumiu esse desafio, ele pediu a boa vontade dos trabalhadores que foram até o sindicato que os resultados irão aparecer.

Por outro lado, a diretora Silvana Souza, que está a frente das ações voltadas a esse público-alvo, ressaltou que o Siemaco quer conhecer cada um dos trabalhadores. “Queremos que vocês sejam multiplicadores

Aprendendo as lições

“Achei tudo fantástico e tudo o que aprendi vai me ajudar muito”, disse Celia Regina Evangelista Rebouças, auxiliar de RH da empresa G4S, contando que há pouco sequer conhecia o sindicato. “É preciso ir além dos nossos departamentos, ampliar os nossos horizontes e sair do automático”, disse garantindo que quer aprender muito mais com o Siemaco.

Também pela primeira vez no sindicato, os técnicos de telecomunicações da ISS, Valdemar da Silva Aguiar e Josiani Bernardo Santos é preciso explorar e aprender mais para depois aplicar no trabalho, disse ele; enquanto ela completou: o ambiente do sindicato é muito bom.

Funcionárias da Inova, Denise Scrico e Veralúcia Santos conhecem muito bem os problemas a serem enfrentados no cotidiano do Departamento de Recursos Humanos, mesmo assim aceitaram o convite do Siemaco. Foi a segunda vez delas, que também participaram da assembleia, durante a negociação da Convenção Coletiva da Limpeza Urbana. “Hoje temos uma visão diferente do sindicato. Inclusive, ambas participaram de um jogo amistoso contra o time feminino do Siemaco. Como perderam, querem revanche!

Cristiane Leão, da Leão Serviços, conheceu o sindicato durante a campanha Outubro Rosa e se inscreveu para o curso no site. “Todo conhecimento é importante para o aprimoramento profissional”, afirmou garantindo que não perderá nenhuma oportunidade oferecida pelo Siemaco.

Vinícius Arrivabene assistiu à palestra acompanhado pela funcionária e amiga Alessandra Saraia. Dizendo que se identificou com o conteúdo, ele afirmou: eu levo a minha vida com leveza e alegria. Ela endossou o conteúdo do curso como “Formidável”.

“É preciso se motivar e deixar o negativismo de lado, Diógenes Costa, que estava acompanhado pela colega da contabilidade da Serv Sul, Suzana Oliveira Hidalmo. Os dois prometeram voltar e aproveitar as oportunidades oferecidas pelo Siemaco. “Saio daqui olhando o mundo melhor”, finalizou a contadora.

Dicas da especialista para sair para fora da caixa:

– a rotina é para ser quebrada;

– faça algo que você goste;

– almoce em lugares diferentes;

– percorra caminhos diferentes;

– fale com pessoas diferentes;

– ouça com mais atenção;

– sempre carregue um bloco de anotações, para que as ideias não se percam;

– livre-se dos preconceitos;

– se você errar, reflita e tente de novo.

– não despreze as oportunidades que só o acaso oferece;

– a pessoa positiva contagia os demais;