Construindo relacionamento: empresa iSS e Siemaco aproximam-se visando ampliar soluções em benefício dos trabalhadores do administrativo

 Construindo relacionamento: empresa iSS e Siemaco aproximam-se visando ampliar soluções em benefício dos trabalhadores do administrativo

Continuando o trabalho de aproximação com os trabalhadores das áreas administrativas, os diretores do Siemaco, Silvana Souza e João Capana, passaram a manhã do dia 11 de dezembro na empresa iSS. Pelo menos 50 trabalhadores deixaram os seus postos de serviço para ouvir o que o sindicato tinha a dizer. Foram muitas as perguntas respondidas e sugestões ouvidas, numa troca altamente positiva para ambas as partes.

“O sindicato costuma focar o pessoal da base porque eles não têm as mesmas condições de negociação que vocês, do escritório; mas quando o bicho pega todos chamam a gente”, lembrou Capana. Silvana, por sua vez, acrescentou: o nosso papel aqui é entender as necessidades de todos e juntos pensarmos soluções.

O intuito é melhorar o relacionamento para ampliar as ações sindicais. João Capana resumiu a história de 56 anos de luta do Siemaco e pontuou o que o sindicato faz e oferece em prol dos trabalhadores. Coube a Silvana explicar os desafios perseguidos para garantir a assistência global das categorias representadas, seja nas bases como nas sedes das empresas.

“Para melhorar ainda mais essa relação de parceria viemos escutar cada um de vocês”, enfatizou. E não foram poucas as perguntas respondidas pelos diretores, seja sobre benefícios e a convenção coletiva da categoria, que tem data-base em primeiro de janeiro, reclamações e elogios. “Não é fácil representar 120 mil trabalhadores que estão distribuídos em toda a cidade de São Paulo, ainda mais num segmento com um turn-over tão grande”, finalizou Capana.

Parceria promissora

Com aproximadamente 19 mil trabalhadores em todo o Brasil, a ISS é uam empresa global, sediada na Dinamarca. Atua nos setores soluções integradas na prestação de serviços de limpeza, manutenção, portaria, segurança, call center catering.

“Esse encontro é importante para que possamos estreitar o nosso relacionamento com o sindicato”, afirmou Carla Donizete. Patrícia Mazzani Bertochi Leite, que trabalha no setor da qualidade não perdeu tempo e fez questão de assinar a ficha de sindicalização:

“Há algum tempo eu estava pensando em me filiar ao Siemaco. Faço isso para ter segurança, apoio e principalmente pelo trabalho de humanização realizado em prol de todos nós”, justificou. Os auxiliar financeiro Luis Carlos Araújo de Souza Júnior e a auxiliar administrativo Evanilda de Jesus Nascimento também se sindicalizaram.

Conhecendo o sindicato como poucos na ISS, a advogada Michele Khaira Martins é parceira do Siemaco ao conciliar conflitos e definir soluções. “Todas as propostas de trabalho em conjunto com o sindicato, que não prejudique ou onere a saúde financeira da nossa empresa, são válidas. Estamos abertos a novas ideias e parcerias”, finalizou.