Sindicato também é lugar de conquistar o emprego dos sonhos
Um serviço prestado aos trabalhadores, sindicalizados ou não, a Central de Vagas do Siemaco muitas vezes é a única opção para quem busca uma oportunidade de emprego. Na sexta-feira, dia oito de janeiro, um representante do Departamento de Recursos Humanos da empresa Canadá Serviços esteve na sede do sindicato para, mais uma vez, tentar preencher as vagas em aberto.
O processo seletivo não havia sido agendado, pois as vagas nas áreas de limpeza, jardinagem, copa e office-boy eram emergenciais. Como sempre, havia candidato. Entre eles, o auxiliar de limpeza Ailton Santos do Nascimento.
Naquela manhã, quase que por instinto, ele pediu dispensa no trabalho para ir ao sindicato. Ele procurava uma oportunidade como jardineiro, pois tem experiência no cultivo, conservação de jardins e também com arranjos florais. Também já se inscreveu na lista para a próxima turma do curso de jardinagem, promovido pelo Siemaco duas vezes por ano, para se reciclar.
“Dei sorte. No dia em que me preparei para vir ao sindicato tinha uma vaga de jardineiro”, contou pouco antes da entrevista. Aos 51 anos, o trabalhador consegui o emprego e a chance de recomeçar numa nova profissão, fazendo algo que gosta por confiar no sindicato. A Central de Vagas do Siemaco, além de aproximar empresas dos candidatos, cadastra currículos e avisa quando surge uma chance no perfil do profissional desejado pelos empregadores.